DESCRIÇÃO
Brinco confeccionado em ouro amarelo fosco.
Disponível também em ouro branco.
Esta peça é parte integrante da Coleção Contas de Viana.
As Contas de Viana são contas (bolas) ocas decoradas com filigrana que é uma forma de arte em ouro que transforma os fios em verdadeiras rendas metálicas.
É um trabalho minucioso.
A técnica da filigrana, tem raízes profundas no Oriente Médio.
Pesquisas arqueológicas indicam que a filigrana foi incorporada à joalheria desde cerca de 3000 a.C. na região da Mesopotâmia, em locais como Midyat, na atual Turquia.
Além da Mesopotâmia, a filigrana também foi utilizada em outras culturas do Oriente Médio, como Egito Antigo, Grécia, Roma Antiga e pelos Fenícios em locais como Chipre e Sardenha.
Hoje, a filigrana continua a ser uma tradição viva em várias regiões do Oriente Médio, com artesãos transmitindo suas habilidades de geração em geração.
A técnica também influenciou outras partes do mundo, como a Europa, chegando ao ocidente, incluindo Portugal, onde os artesãos do Minho a aperfeiçoaram e chegaram ao Brasil principalmente por meio da emigração portuguesa.
O Coração de Viana foi criado em Portugal, no século XVIII, quando a Rainha D. Maria I pediu que lhe fosse feito um coração em ouro em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus.
O pedido da rainha foi concebido numa forma de coração que se tornou icônica. No topo, tem uma coroa com cornucópias que simbolizam as chamas que brotam desse símbolo cristão.
DETALHES
Altura: 4,5cm


