DESCRIÇÃO
Colar terço confeccionado em ouro amarelo e madeira misturando contas confeitadas (filigranadas) e contas esculpidas na madeira com mesmo desenho. A medalha de Nossa Senhora de Fátima, feita à mão, completa o colar.
Disponível também em ouro branco
As Contas de Viana são contas (bolas) ocas decoradas com filigrana que é uma forma de arte em ouro que transforma os fios em verdadeiras rendas metálicas.
É um trabalho minucioso.
A técnica da filigrana, tem raízes profundas no Oriente Médio.
Pesquisas arqueológicas indicam que a filigrana foi incorporada à joalheria desde cerca de 3000 a.C. na região da Mesopotâmia, em locais como Midyat, na atual Turquia.
Além da Mesopotâmia, a filigrana também foi utilizada em outras culturas do Oriente Médio, como Egito Antigo, Grécia, Roma Antiga e pelos Fenícios em locais como Chipre e Sardenha.
Hoje, a filigrana continua a ser uma tradição viva em várias regiões do Oriente Médio, com artesãos transmitindo suas habilidades de geração em geração.
A técnica também influenciou outras partes do mundo, como a Europa, chegando ao ocidente, incluindo Portugal, onde os artesãos do Minho a aperfeiçoaram e chegaram ao Brasil principalmente por meio da emigração portuguesa.
Também conhecidas como Contas Confeitadas, aparecem em nossa coleção revisitadas em ouro e também em madeira de demolição, com mesma forma e desenho, esculpidas pelos santeiros de Minas Gerais .
Os brincos e colares ficaram lindos só em filigranas de ouro ou misturadas às contas esculpidas na madeira.
DETALHES
As contas medem 6mm de diâmetro e a parte do colar que circula o colo mede 50cm.



